O Parque do Povo é o espaço público central de Campina Grande que vira foco durante o período junino por abrigar a maior festa de São João. Crescente em influência a cada ano, o local se modifica e, ao mesmo tempo, molda as dinâmicas locais urbanas, trazendo massa turística e levantando questões sobre demanda/oferta de mobilidade, segurança, usos, variações de layout e organização ao longo do tempo.
A realização de festividades no espaço público é uma forma de apropriação urbana e de estratégia para incentivar os experimentos e as relações sociais. Dentro deste cenário, o município de Campina Grande se caracteriza por abarcar esse tipo de apropriação, a exemplo dos festejos juninos, tendo o nacionalmente conhecido: “Maior São João do Mundo”. A abordagem deste trabalho é estudar modificações do layout do Parque do Povo durante o São João ao longo dos anos e pesquisar a percepção dos usuários acerca dessa disposição física. Dados como os coletados nessa pesquisa são importantes para o entendimento da evolução e do funcionamento da festa ao longo dos anos, assim como as necessidades e desejos dos seus usuários.
Artigo aceito para ser apresentado no TICYUrb'18 (Third International Conference of Young Urban Researchers) que acontecerá em Lisboa entre o 18 e o 22 de Junho de 2018. Título do artigo:
.